domingo, 20 de maio de 2012

Campanha publicitária - As bandeiras

Ficha Técnica
Campanha "Bandeiras"
Agência: Foote Cone & Belding Portugal
Cliente: Grande Reportagem
Direcção Criativa: Luís Silva Dias / Duarte Pinheiro de Melo
Redactor: Ícaro Dória
Director de Arte: João Roque
Director de Conta: Andrea Valenti
A campanha (...)baseia-se em temas de grande actualidade, como a guerra no Iraque, a violência contra a mulher em África, a desigualdade social no Brasil, o tráfico de droga na Colômbia, a Malária, a SIDA, a mortalidade infantil, etc.

As bandeiras e as legendas ... 
clicar na imagem








A campanha "bandeiras" da Foote Cone & Belding (FCB) para a Grande Reportagem já fez correr muita tinta... com um forte impacto nacional e internacional, esta campanha correu mundo e mereceu destaque na imprensa de vários países como França, Itália, EUA, Brasil, Argentina, etc.

O fenómeno gerado pelas "bandeiras" é conhecido como marketing viral, sem uma intenção prévia por parte do anunciante ou da agência, esta campanha criada para ser veiculada na imprensa nacional, extrapolou esse objectivo e acabou por, gratuitamente, chegar a milhares ou até milhões de pessoas via web, espalhando-se como um "vírus".

A ideia desta campanha surgiu da necessidade de afirmar um posicionamento forte para a nova fase da Grande Reportagem (que começou a ser distribuída com o Diário de Notícias), que pretendia continuar a oferecer aos leitores uma visão profunda do jornalismo, partindo, como base, das coisas que são realmente importantes no mundo actual. Foi assim que a equipa criativa chegou ao conceito: "Conheça o Mundo em que Vive" e à ideia de atribuir novos significados às cores e às estrelas das bandeiras nacionais, com base em dados actuais da Amnistia Internacional e de vários organismos da ONU.

A campanha, que começou a ser veiculada em Janeiro, baseia-se em temas de grande actualidade, como a guerra no Iraque, a violência contra a mulher em África, a desigualdade social no Brasil, o tráfico de droga na Colômbia, a Malária, a SIDA, a mortalidade infantil, etc.

Soma, agora, à sua conta pessoal mais um prémio internacional que vem reforçar o reconhecimento global que obteve, o Art Directors Club of Europe (ADCE- Clube de Directores de Arte da Europa) entregou este fim-de-semana o Grande Prémio do Best of Design and Advertising à campanha Bandeiras. O festival entregou 14 ouros, para além de ter nomeado 83 peças finalistas.

O ADCE agrupa os vários Clubes de Criativos da Europa e pretende promover e premiar a excelência nas áreas do Design e da Publicidade. A campanha Bandeiras da FCB já foi reconhecida, entre outros, com leão de ouro em Cannes, lápis de ouro do One Show, Grande Prémio do Clube de Criativos de Portugal e Grande Prémio no FIAP.
2005
 AQUI:

Sem comentários:

Enviar um comentário