sexta-feira, 11 de maio de 2012

Golfinhos em perigo salvos por banhistas

Trinta golfinhos salvos no Rio de Janeiro 
Um grupo de 30 golfinhos surpreendeu quem estava na praia em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro (Brasil), quando deu à costa. Em poucos minutos, os banhistas levaram os animais de volta ao mar.



5 de março, por volta das 8h 


Banhistas salvam 30 golfinhos presos em praia do Rio de Janeiro

09.03.2012
Helena Geraldes
Um grupo de 30 golfinhos surpreendeu nesta segunda-feira quem estava na praia em Arraial do Cabo, na região dos Lagos (Rio de Janeiro), ao encalhar no areal. Em poucos minutos, os banhistas e moradores levaram os animais de volta ao mar. Os especialistas tentam agora descobrir as causas do arrojamento.
Segundo as imagens captadas por uma turista, e que colocou o vídeo no site Youtube, um grupo de golfinhos começou a aproximar-se da praia cerca das 8h e acabou por encalhar no areal.
As pessoas que estavam na praia, entre eles funcionários da autarquia responsáveis pela limpeza do areal, entraram na água e levaram os animais de volta a águas mais profundas, num salvamento que durou cerca de quatro minutos.
O arrojamento destes golfinhos (Delphinus capensis) está a ser investigado por especialistas brasileiros e americanos, que consideram o evento “extremamente raro”. O perito em fauna marinha, Salvatore Siciliano, disse ao jornal Diário de Pernambuco que estes são animais muito habilidosos e que, normalmente, apenas dois ou três encalham por ano, geralmente quando estão doentes. Para já, os peritos acreditam que os animais ou estavam a fugir de um predador ou estavam desorientados por causa do barulho.
“Até agora não tínhamos conhecimento de um facto como este. As imagens são, por isso, extremamente importantes e vão desencadear uma série de estudos, além de reforçar a importância de monitorizar estas populações”, acrescentou.
Salvatore Siciliano notou que, apesar de o salvamento ter sido comemorado, a forma pela qual as pessoas pegaram nos animais foi inadequada. "Arrastar os golfinhos pela cauda pode causar lesões sérias, até a morte", mas "era o que devia ter sido feito". Segundo o especialista, "as pessoas devem comunicar o que aconteceu aos órgãos responsáveis. Depois, é preciso manter os golfinhos molhados e protegidos do sol, para não desidratarem. Além disso, é importante evitar confusão, barulho, e isolar a área".
Estima-se que a população de golfinhos no Rio de Janeiro seja de apenas 300 animais.
Este ano já houve registo de outros arrojamentos, nomeadamente em Cape Cod, perto de Boston, na costa Leste dos Estados Unidos. Em Janeiro, 300 golfinhos ficaram presos nas águas da baía de Wellfleet.
AQUI:
http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1537022

Sem comentários:

Enviar um comentário