quarta-feira, 13 de março de 2013

DANIEL RODRIGUES - fotografia e desemprego...

Vencedor de Prémio internacional de fotografia
é lusodescendente

Em entrevista ao LusoJornal
Por Alexandre Panda
 O fotógrafo lusodescendente Daniel Rodrigues ganhou recentemente o primeiro prémio na  categoria de “Daily Life” do World Press Photo 2013, um dos mais prestigiados a nível mundial.
Daniel Rodrigues, de 25anos, espera que o prémio lhe traga “trabalho”, porque está desempregado desde  setembro e teve que vender o seu  material fotográfico, para poder pagar as contas de casa.

Ganhou o primeiro prémio na categoria Vida Quotidiana do World Press Photo com uma imagem de jovens a jogar futebol num campo de terra na Guiné-Bissau.
O jovem fotógrafo de Riba de Ave, Vila Nova de Famalicão, ganhou um prémio no valor de 1.500 euros. A foto foi tirada em março do ano passado, Mas nunca foi publicada em nenhum jornal ou revista, porque “ninguém quis” comprar o trabalho. Daniel Rodrigues, enquanto acompanhava uma missão humanitária na Guiné-Bissau, aproveitou para tirar um conjunto de fotografias de futebol. Entretanto, um banco, em parceria com uma marca de máquinas fotográfica ofereceram todo o material que um fotógrafo precisa para trabalhar.

LusoJornal: Onde nasceu e qual o seu percurso antes de vir para Portugal?

Daniel Rodrigues: Nasci em 1987 em Compiègne, Oise, Picardie, e onde me mantive a viver até aos 10 anos de idade. Fiz a primária no Liceu Notre Dame de la Tilloye.

LusoJornal: Como foi tomada a decisão de ir para Portugal?

Daniel Rodrigues:  A minha vinda para Portugal foi no seguimento da morte do meu avô materno e então para a minha avó não ficar sozinha em Portugal vim viver com ela para Riba de Ave. Mais tarde os meus pais voltaram de França e foram depois viver para Condeixa-à-Nova.

LusoJornal: Como se sente em Portugal?

Daniel Rodrigues: Infelizmente os jovens deste país não têm tido vida fácil em relação ao trabalho e acabam por emigrar, o que é uma pena, porque há muitos talentos portugueses que acabam por trabalhar para outros. Sinto um bocado de pena por não apostarem nos jovens portugueses. Eu considero que fiz uma boa escolha. Senão neste momento não teria ganho o WPP, se calhar.

LusoJornal: Agora que vive em Portugal, qual o olhar que tem da França?

Daniel Rodrigues: Vejo um país melhor em termos financeiros. Um país que não está a passar pela crise que Portugal está a passar. O que me faz pensar muitas vezes sair de Portugal e um dos destinos é França, onde nasci.
http://www.lusojornal.com/france_edition.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário