terça-feira, 6 de janeiro de 2015

«CRESCER SOLIDÁRIO» NA FERREIRA...DIAS... GENEROSOS!

O Projeto Crescer Solidário nasceu no Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, no ano letivo 2013-14, na Turma do Curso Vocacional de Intervenção Social, Coordenado pela profª Paula Cortes e com o apoio da Drª Elisete Diogo, a Assistente Social do Agrupamento.

O Projeto Crescer Solidário,foi um dos vencedores do concurso Linka-te aos Outros, premiado pela Fundação AMI em 2014.
Visa sensibilizar e praticar ações de voluntariado, intervindo socialmente na comunidade escolar e local.
Crescer Solidário é um projeto de dinamização de voluntariado na escola e também na comunidade, desafiando todos a envolverem—se em ações de voluntariado dirigidas aos outros, melhorando a vida de quem mais precisa.
Objetivos:
- Consciencializar os promotores do projeto e a comunidade do conceito de voluntariado e promover ações neste âmbito;
- Apresentar formas alternativas para ultrapassar as dificuldades económicas;
- Responder às necessidades básicas das famílias da comunidade;
- Promover atividades de interajuda com diferentes públicos-alvo: crianças, idosos, pessoas com deficiências

No ano passado desenvolvemos parcerias com várias entidades, nomeadamente a Câmara Municipal de Sintra, Junta de Freguesia de Algueirão Mem- Martins; Santa Casa da Misericórdia e outras como terá oportunidade de visualizar no filme que lhe vou enviar a posteriori. 
Neste ano letivo de 2014-15, a professora Paula Cortes foi colocada na Escola Secundária Ferreira Dias,  e trouxe em parceria, o Projeto Crescer Solidário.
O Projeto concorreu e foi um dos seleccionados pelo Programa de Apoio à Qualidade nas Escolas,  da Câmara Municipal de Sintra.
A primeira atividade do Projeto Crescer Solidário na Escola Secundária Ferreira Dias foi a elaboração de cabazes de Natal, por parte das turmas, para entregar a famílias de alunos desta escola. A atividade foi um sucesso e conseguiu reunir cabazes para ajudar cerca de 50 famílias de alunos da escola de Agualva-Cacém.
Lançou-se também o apelo para recolha de cobertores e meias para os sem abrigo. Mais uma vez os alunos da escola foram solidários tendo doado 25 cobertores e 30 pares de meias que já foram entregues à CASA ( Centro de Apoio aos Sem Abrigo) e foram muito bem recebidos, dado o frio que se tem feito sentir neste rigoroso inverno. Esta recolha vai continuar até ao fim do inverno. 
Ficam os agradecimentos aos alunos e respetivos encarregados de educação, professores e funcionários, por fazerem deste projeto um sucesso.
Outras atividades virão e esperamos o melhor acolhimento da vossa parte. Bem hajam!
A profª Paula Cortes ( Coordenadora do Projeto na Esc. Sec. Ferreira Dias) 
Fotografias de Paula Cortes
 Parabéns a todos!
Parabéns à Professora Paula Cortes e ao nosso Diretor, António Marques, pela louvável iniciativa!
                                                                                  Fotografia de José Maria Laura

Sem comentários:

Enviar um comentário