sexta-feira, 3 de julho de 2015

VHILS - Amália «faz chorar as pedras da calçada...»


Vhils criou rosto de Amália em calçada portuguesa em Lisboa 
O artista Alexandre Farto, que assina como Vhils, criou o rosto de Amália Rodrigues em calçada portuguesa, em colaboração com calceteiros da Câmara de Lisboa (...)

Apesar de ser em calçada portuguesa, o retrato “aparece como uma onda do mar que [começa no chão e] subiu a parede”, explicou Vhils, acrescentando: assim, quando chover, “faz chorar as pedras da calçada”, havendo uma ligação ao fado.


Amália “A Calçada”
Para além de ser uma homenagem a Amália e ao fado, foi também uma homenagem aos calceteiros de Lisboa, que foram os primeiros artistas urbanos.

O jovem realizador Ruben Alves, que lançou o desafio a Vhils, mostrou-se emocionando com o resultado final, agradecendo “o trabalho titânico dos calceteiros de Lisboa. Vocês são uns artistas”, disse. “São uns artistas de Lisboa” e “este chão de Lisboa é pura arte”.

O Mestre Calceteiro da Escola de Calceteiros da Câmara de Lisboa desde 1986, Jorge Duarte, liderou e coordenou os oito calceteiros que produziram este fantástico trabalho em calçada “Nunca tinha feito calçada a subir pela parede”, confessou. “Foi uma luta, mas foi um trabalho diferente, curioso, que nos agradou imenso”.

Câmara Municipal de Lisboa - Placa de Homenagem
©Roc2c

"CALÇADA

Alexandre Farto aKa Vhils
Ruben Alves

Jorge Duarte
Carlos da Conceição
Isabel Polónia
José António Cunha
José António Rodrigues
Mário José Costa
Nuno José Santos
Nuno Serra
Victor Nunes

Obra de tributo
à fadista Amália Rodrigues

Inaugurada pelo Presidente
da Câmara Municipal de Lisboa
Fernando Medina

2 de Julho 2015"

AQUI (Acrescentámos este segundo artigo em 2018)

Sem comentários:

Enviar um comentário