domingo, 18 de setembro de 2016

CAMPOLIDE, LISBOA - Pago em lixo

O projeto "Pago em Lixo", da freguesia lisboeta de Campolide, vai transformar os resíduos urbanos em moeda de troca para compras no comércio tradicional

LUSA (COM VM)
Um quilograma de lixo reciclável vai ser trocado por duas notas "Lixo", dinheiro criado pela Junta de Freguesia de Campolide, em que cada nota corresponde a um euro, que apenas pode ser utilizado no comércio tradicional local.

Os comerciantes são, depois, ressarcidos pela Junta de Freguesia do valor das compras efetuadas pelos habitantes da freguesia com o recurso aos "lixos".

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Campolide, André Couto, disse que o projeto "Pago em Lixo" surgiu a partir de dois diagnósticos: a necessidade de mudar comportamentos cívicos relacionados com o lixo e a existência de uma crise no comércio tradicional.

Após o diagnóstico, o autarca propôs-se resolver estes dois problemas da freguesia com "uma ideia que fosse sexy", no sentido de "cativar as pessoas para uma mudança de comportamentos dentro de casa, para a separação do lixo, para a reciclagem, premiando-as".

"Há aqui um benefício económico direto de recompensa deste comportamento e, por outro lado, envolvendo também o comércio tradicional", afirmou, explicando que, assim, a freguesia de Campolide pretende contribuir na construção de um mundo melhor.

O projeto "Pago em Lixo" destina-se à população residente na freguesia lisboeta de Campolide, com principal enfoque nas crianças, uma vez que representam o futuro e têm maior capacidade para influenciar a mudança de comportamentos dentro de casa.

AQUI: http://visao.sapo.pt/iniciativas/por-um-bairro-melhor/2016-09-16-E-se-pudesse-pagar-as-suas-compras-com-lixo--Em-Campolide-e-possivel

Sem comentários:

Enviar um comentário