sábado, 12 de novembro de 2016

MASSACRE DE SANTA CRUZ - 12 de Novembro de 1991

Hoje homenageamos os jovens que neste dia, em 1991, perdiam a vida no Massacre de Santa Cruz. Momento que fica marcado na História pelas vidas que se perderam mas também como o passo para a independência de Timor Leste. Feito que se concretizou com um referendo, oito anos depois, a 30 de agosto de 1999.

O ataque ordenado por militares indonésios contra uma multidão de timorenses, que protestava contra a ocupação do país, aconteceu a 12 de Novembro de 1991. Milhares de pessoas, especialmente jovens, tinham-se reunido para acompanhar o funeral de um rapaz, pertencente à resistência, que se realizara no cemitério de Santa Cruz.
Este foi, no entanto, apenas um dos muitos massacres em Timor que perdeu um terço da população durante os anos de ocupação indonésia. Neste caso encontrava-se no local Max Stahl, um jornalista e documentalista britânico, que filmou os acontecimentos e conseguiu sair do país com as imagens. Não é certo o número de vítimas mortais do massacre, mas os números apontam para 300 a 400 mortos e muitas centenas de feridos.

A emissão das cenas do massacre pelas televisões de todo o mundo, voltou a colocar o caso de Timor nas agendas diplomáticas, e a Indonésia foi obrigada a realizar um referendo na ex-colónia portuguesa. Este terminou com a vitória dos que defendiam a independência, que foi declarada oficialmente em 2002.
AQUI: http://ensina.rtp.pt/artigo/massacre-cemiterio-santa-cruz-timor/

Sem comentários:

Enviar um comentário